News

Participation in event 2018-10-17

Europa Social : A Hipótese de um Rendimento Básico Incondicional

A Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, em parceria com o Forum Demos, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, a Universidade do Minho e a Universidade do Porto organizam a conferência Europa Social: a Hipótese de um Rendimento Básico Incondicional, a qual terá lugar no dia 27 de outubro na UTAD, e que culminará com um Encontro com os Cidadãos.

Os “Encontros com os Cidadãos” sobre o futuro da Europa são realizados em diversos formatos e regiões do país (incluindo as Regiões Autónomas), abrangendo os temas mais importantes da agenda europeia. O objetivo destas ações é estimular a participação dos cidadãos e permitir conhecer melhor as suas preocupações sobre o futuro da Europa. Os resultados finais desta iniciativa serão apresentados no Conselho Europeu de dezembro de 2018.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e realizada em parceria com a Comissão Europeia, através da sua Representação em Portugal, envolvendo também os Municípios e outras entidades locais, as Universidades, as Escolas e diversas organizações da sociedade civil.

Neste evento, debater-se-á o estado atual dos problemas sociais na Europa e as políticas de desenvolvimento regional, pretendendo mostrar-se até que ponto a implementação de um rendimento básico incondicional (RBI) teria impacto e poderia ou não ser solução para alguns destes problemas.