News

Prémio 2021-07-23

Investigador do CEPS é vencedor do Prémio de Ensaio da Sociedade Portuguesa de Filosofia

Foi hoje revelado que o júri do Prémio de Ensaio da SPF de 2019 decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio, no valor de 3.000€, ao livro Rendimento básico incondicional. Uma defesa da liberdade, da autoria de Roberto Merrill, investigador do Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS), conjuntamente com os também colaboradores do CEPS Sara Bizarro, Gonçalo Marcelo e Jorge Pinto (Ed. 70, Lisboa 2019).

De acordo com a SPF, «o júri sublinhou que a obra fundamenta a criação de um rendimento básico incondicional dentro da tradição filosófica da liberdade política e individual, visando a promoção de igualdade de oportunidades para todos os cidadãos. Em defesa da proposta são analisadas diversas experiências locais e como será possível generalizá-las e universalizá-las, visando o combate a situações de urgência global, por exemplo no domínio ambiental e de acesso a condições de vida digna. A natureza polémica da proposta é devidamente sublinhada pelos autores com a discussão dos múltiplos argumentos a favor e contra, nos planos social e da teoria económica.»

Roberto Merrill é professor auxiliar no Departamento de Filosofia da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas e membro integrado do Centro de Ética, Política e Sociedade, no qual coordena o projeto financiado pela FCT A filosofia política e a epistemologia das experiências de rendimento básico: Um exame crítico (PTDC/FER-FIL/28078/2017).

SPFIL