Investigadores

Leonardo Barros da Silva Menezes

Grau académico:
Mestrado

Categoria profissional:
Investigador (com bolsa)

Grupo(s) de Investigação:
Teoria Política

E-mail: leonardobsmenezes@gmail.com

CiênciaVitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/1D1C-7F58-B097

Morada institucional:

Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

Nota biográfica:

Na minha tese de Doutoramento, analiso o tema da justa distribuição de refugiados entre Estados e seus deveres éticos. Defendo que uma distribuição justa de refugiados entre Estados é um objetivo normativo importante e, portanto, procuro repensar os fundamentos normativos do regime global de refugiados.

Sou licenciado (Magna Cum Laude) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fui bolseiro Faperj (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e Cnpq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) de iniciação à investigação científica, vinculado ao Laboratório de Antropologia Urbana (LAU) de 2009 a 2012. Durante o mesmo período, atuei voluntariamente como pesquisador júnior no Centro de Estudos de Teoria Política (NUTEP). Em 2015, como bolseiro Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de investigação, obtive o grau de mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2020, na condição de bolseiro Émile Boutmy, obtive um mestrado em Teoria Política por Sciences Po (Institut d’Études Politiques de Paris).

Interesses de investigação:

Theories of Justice, Global Justice, Refugeehood / Refugees, Human Rights, Migration, Moral Pluralism, Religious Tolerance.