Investigadores

Alexandra Abranches

Grau académico:
Doutoramento

Categoria profissional:
Prof. Auxiliar

Grupo(s) de Investigação:
Ética Aplicada

E-mail: alexandra@ilch.uminho.pt

Breve CV: Download PDF

CiênciaVitae: https://www.cienciavitae.pt/6C15-5FE6-D2CD

Morada institucional:

Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

Nota biográfica:

Enquanto docente do Departamento de Filosofia da Universidade do Minho, leccionei as disciplinas dde Ética, Filosofia Política, História das Ideias Políticas e Sociais, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Antropologia Filosófica, Estética, Filosofia da Mente e Metafísica. A minha actividade tem, por isso, sido centrada na docência. 
A minha dissertação de doutoramento incidiu sobre a filosofia moral de David Hume. Publiquei um livro sobre o pragmatista americano Charles Sanders Peirce como resultado da minha dissertação de mestrado. Também traduzo, e participei na tradução para português da obra de Burke A Philosophical Investigation of the origin our ideas of the Sublime and the Beautiful, publicada pelas ed.70. Sou Directora Adjunta do Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS). Sou membro da Comissão Directiva do Curso de Doutoramento em Filosofia oferecido pelo Departamento de Filosofia da Universidade do Minho. Correntemente, estou a começar a preparação para eventual financiamento de uma proposta de projecto de realização de uma colecção de edições críticas de mulheres filósofas dos séculos XVII e XVIII.

Interesses de investigação:

Os meus interesses de investigação incluem a História da Ética, em particular as tradições naturalistas e racionalistas que derivam de Hobbes e as tradições naturalistas e sentimentalistas que culminam em Hume; temas de meta-ética, particularmente psicologia e motivação moral; a metafísica do livre-arbítrio; e o pragmatismo clássico. Estou a expandir os meus interesses, tanto de leccionação como de investigação, para incluírem a história do pensamento das mulheres e a filosofia feminista..

Formação:

2015 Filosofia (Doutoramento), Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal

2001 Filosofia (Mestrado), Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal

1990 Filosofia (Licenciatura), Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal

Experiência profissional:

2015/12/09 - Atual Professor Auxiliar (Docente Universitário), Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal

2013 - 2015/12/08 Assistente (Docente Universitário), Universidade do Minho, Portugal

1996/09/01 - 2013 Assistente Convidado (Docente Universitário), Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal

Cargos:

2018/05/01 - Atual Directora de Curso da Licenciatura em Filosofia, Universidade do Minho, Portugal

2018/05/01 - Atual Directora-adjunta do CEPS, Universidade do Minho, Portugal

2017/09/01 - Atual Vogal da Comissão de Curso do Doutoramento em Filosofia, Universidade do Minho, Portugal