Podcast 2022-10-13
Podcast “Filosofia na Rua” com o Diretor do CEPS, Professor João Rosas: “O que é uma sociedade justa?”, programa da Antena 2, transmitido no dia 13 de outubro.
Entrevista 2022-06-08
Entrevista do programa “À Luz da Razão”, da Antena 2, ao diretor do CEPS sobre “Radicalismo Político”
Entrevista 2021-10-17
"Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza celebra-se este domingo, dia 17 de outubro. Compreender a diversidade da pobreza e arranjar mecanismo para a combater é um desafio anual. A criação do Rendimento Mínimo Garantido (RMG), em 1996, foi uma decisão relevante no apoio a pessoas em situação de extrema pobreza. Contudo, há quem considere que a medida não é suficiente para garantir uma vida digna à população. Roberto Merrill, professor auxiliar da Universidade do Minho e presidente da Associação RBI-P, propõem a implementação do Rendimento Básico Incondicional (RBI)."
Interview 2021-10-09
Interview with Roberto Merrill on UBI for the Greek newspaper "Epohi": "Universal basic income creates a safety net for everyone".
Jornal Expresso 2021-07-30
Investigadores preparam experiência-piloto de rendimento básico em Alcácer do Sal. Projeto deverá arrancar em 2022 e durante dois anos dará um apoio de €500 mensais a um grupo de habitantes da região. (…) A equipa conta com o apoio do UBIEXP, o centro de investigação internacional da Universidade do Minho que se dedica ao estudo da temática, sob liderança de Roberto Merrill e Stuart White. Depois da fase de pesquisa, que tem estado a ser desenvolvida no terreno em colaboração com Catarina Neves, uma das investigadoras do centro, a equipa está a validar com a autarquia a implementação do projeto.
Entrevista 2021-05-06
Entrevista a Roberto Merrill, investigadores CEPS, no jornal Novo Semanário. "Ao NOVO, Paulo Pedroso, que esteve na génese do Rendimento Social de Inserção, assume duvidar da possibilidade do RBI ser implementado – e ainda menos acredita que este sirva para enfrentar a crise provocada pela pandemia. Mas há investigadores que o consideram uma das melhores opções." "Roberto Merrill, professor auxiliar no Departamento de Filosofia da Universidade do Minho e investigador no Centro de Ética, Política e Sociedade do mesmo estabelecimento de ensino, onde coordena o projecto de investigação sobre o RBI, considera que a opção deve ser tida em conta."
Entrevista 2021-03-11
O diretor do CEPS, João Cardoso Rosas, foi entrevistado para o livro editado pela Imprensa de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, intitulado "Ciência Política à Portuguesa: A disciplina contada pelos seus protagonistas", editado por Marcelo Camerlo, Andrés Malamud e Raquel Vaz-Pinto. A entrevista, conduzida por Jorge Mateus e Pedro Moreira, preenche o capítulo consagrado à Filosofia Política. A obra é composta por 15 capítulos, cada um deles dedicado a um entrevistado diferente, cobrindo as diversas áreas da Ciência Política, desde a Filosofia Política à Política Externa.
Artigo 2020-10-23
Artigo de Catarina Neves, Gonçalo Marcelo, Jorge Pinto & Roberto Merrill no portal VER.
Artigo 2020-10-14
Artigo de Catarina Neves e Roberto Merrill, investigadores CEPS, no Citizens Basic Income Trust.
Entrevista 2020-10-09
Entrevista a Roberto Merrill para o programa da RTP "Nós, Portugueses - Partir Para Não Chegar".
Entrevista 2020-09-25
Entrevista a Alexandra Abranches no Podcast Carne Esperta /Smart Meat. "A máquina BIS entrevista a Professora de Filosofia Alexandra Abranches para aprender sobre a inteligência humana."
Jornal 2020-09-25
Artigo de Roberto Merrill, investigador CEPS, no jornal Público.
Jornal 2020-05-28
Artigo de Roberto Merrill, investigador CEPS, no jornal Público.
Jornal 2020-05-21
Artigo de Giuseppe Ballacci, investigador CEPS, no jornal Público.
Revista 2020-05-18
Artigo de Roberto Merrill e Catarina Neves na revista Social Europe.
Jornal 2020-04-30
Artigo de Roberto Merril, investigador CEPS, no Jornal Online da Universidade do Minho (Jornal NÓS).
Jornal 2020-04-27
Artigo no jornal Dinheiro Vivo.
Jornal 2020-04-22
Artigo de Roberto Merrill e Bru Laín, investigadores CEPS, no jornal Público.
Podcast 2020-04-20
Podcast de Roberto Merril, investigador CEPS, no Jornal Público.
Journal 2020-04-13
Artigo no Jornal Público de Catarina Neves e Roberto Merril.
Jornal 2020-04-12
Artigo de Catarina Neves e Hugo Rajão no Jornal Dinheiro Vivo.
Notícia 2020-03-29
Artigo de opinião de Roberto Merrill com Guy Standing no jornal Público: "Pedimos ao Governo português que financie imediatamente um RBI de emergência, permitindo que todos, independentemente de seu status, vivam com dignidade".
Newspapar 2020-02-28
Artigo de opinião de Eze Paez no Jornal Público.
Jornal 2020-02-25
Correio do Minho
Entrevista 2020-01-16
Entrevista na RUM a Roberto Merrill sobre Rendimento Básico Incondicional (RBI) no âmbito do projecto UBIEXP, do Centro de Ética, Politica e Sociedade. "O RBI não é um financiamento para ficar em casa". As palavras são do professor de Filosofia Política e Moral do Departamento de Filosofia da UMinho, Roberto Merrill, que está a desenvolver um estudo sobre o Rendimento Básico Incondicional (RBI).
Press 2019-11-23
Artigo no jornal Publico pelo investigador CEPS Roberto Merrill.
90 Segundos de Ciência 2019-11-13
Roberto Merril, professor de Filosofia Política e Moral no Departamento de Filosofia da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver um projeto que procura estudar e avaliar a viabilidade da implementação do rendimento básico incondicional (RBI).
Debate 2019-06-15
João Cardoso Rosas, Presidente do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, e Catarina Neves, doutoranda no Departamento de Filosofia da mesma instituição, trocaram ideias sobre o Rendimento Básico Incondicional no programa da TSF " Olhe que não". Ouça aqui na íntegra o programa "Olhe que não": https://www.tsf.pt/portugal/economia/interior/concorda-com-o-rendimento-basico-incondicional-para-todos-10901450.html João Cardoso Rosas é investigador nas áreas da teoria política, da filosofia política, das ideologias políticas e da filosofia dos Direitos Humanos, com vários livros publicados sobre estes temas. Catarina Neves, depois de uma licenciatura em ciência política e um mestrado em gestão, estuda agora o rendimento básico incondicional e colabora com a associação que defende a sua implementação em Portugal.
Publication 2019-05-15
Artigo de Hugo Rajão publicado no Jornal Vila Nova ( Famalicão) sobre o workshop RBI de Abril.
Press 2018-04-28
No âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Correio do Minho e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho saiu hoje o sétimo contributo da autoria de Catia Faria, "O especismo: uma forma de discriminação injustificada?", para a rubrica de periodicidade mensal Ethos e Polis, que tem como propósito fundamental procurar o diálogo com a sociedade em geral a respeito de temas que suscitam a reflexão política e moral.
Press 2018-03-31
No âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Correio do Minho e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho saiu no passado dia 31 de março o sexto contributo da autoria de João Cardoso Rosas, "Direitos humanos: uma criação recente", para a rubrica de periodicidade mensal Ethos e Polis, que tem como propósito fundamental procurar o diálogo com a sociedade em geral a respeito de temas que suscitam a reflexão política e moral.
Press 2018-03-03
No âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Correio do Minho e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho saiu hoje o quinto contributo da autoria de António Batista, "A democracia e a legitimidade dos tribunais constitucionais", para a rubrica de periodicidade mensal Ethos e Polis, que tem como propósito fundamental procurar o diálogo com a sociedade em geral a respeito de temas que suscitam a reflexão política e moral.
Press 2018-03-02
Artigo de opinião no jornal Diário do Minho pelo investigador CEPS João Ribeiro Mendes.
Press 2018-02-03
No âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Correio do Minho e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho saiu no passado dia 3 de fevereiro o quarto contributo da autoria de Bernhard Sylla, "O que é o Antropoceno e que tem que ver connosco?", para a rubrica de periodicidade mensal Ethos e Polis, que tem como propósito fundamental procurar o diálogo com a sociedade em geral a respeito de temas que suscitam a reflexão política e moral.
Press 2018-01-06
No âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Correio do Minho e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho saiu no passado dia 6 de janeiro o terceiro contributo da autoria de Pedro Martins, "Laura Ferreira dos Santos (1959-2016) e o debate sobre a morte assistida", para a rubrica de periodicidade mensal Ethos e Polis, que tem como propósito fundamental procurar o diálogo com a sociedade em geral a respeito de temas que suscitam a reflexão política e moral.
Press 2017-12-10
Artigo de opinião no jornal Diário do Minho, na rubrica "Espaço Aberto", pelo investigador CEPS Acílio Estanqueiro Rocha.
Press 2017-12-02
No âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Correio do Minho e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho saiu no passado dia 2 de dezembro o segundo contributo da autoria de Alexandra Abranches, "Feminismo e Filosofia Política", para a rubrica de periodicidade mensal Ethos e Polis, que tem como propósito fundamental procurar o diálogo com a sociedade em geral a respeito de temas que suscitam a reflexão política e moral.
Press 2017-11-21
Artigo de opinião no jornal Diário do Minho pelo investigador CEPS Acílio Estanqueiro Rocha.
Press 2017-11-10
Artigo de opinião no jornal Diário do Minho pelo investigador CEPS João Ribeiro Mendes. Há dezassete anos, no último ano do terceiro milénio, portanto, o Nobel da Química holandês Paul Crutzen e o limnologista estadunidense Eugene Stoermer propuseram o neologismo “Antropoceno” (composto dos vocábulos gregos “anthropos”, homem e “kainos”, novidade completa, sem precedente) para designar o mais recente tempo geológico em que nos encontramos a viver, singularizado pela nossa espécie se ter tornado numa força com impacto global no sistema terrestre. Todavia, se o termo apenas circula há perto de duas décadas, já o conceito tem século e meio de vida. Foi supostamente Antonio Stoppani quem primeiro o avançou no seu Corso di Geologia em 1873, mas denominando-o, antes, “Antropozóico”. A irrupção dessa “nova força telúrica cujo poder e universalidade podem ser comparados às maiores forças da terra”, nas palavras do padre geólogo italiano, teria trazido também o fim do Holoceno, o período interglaciar de onze milénios, marcado pela relativa estabilidade climática, que favoreceu o florescimento de diversas civilizações humanas. Mas isso aconteceu já? Habitamos nós (n)o pós-Holoceno? Quem está especialmente incumbido de dar uma resposta a essa questão é o Grupo de Trabalho do Antropoceno (GTA), constituído em 2009 sob a liderança do geólogo britânico Jan Zalasiewicz, com trinta e oito membros, incluindo maioritariamente cientistas naturais, mas contando também com cientistas sociais e jornalistas ambientais. No início do passado setembro, por ocasião do 35º Congresso Geológico Internacional na Cidade do Cabo, África do Sul, o GTA concluiu, entre outras coisas, que: (a) o conceito de “Antropoceno”, tal como articulado por Crutzen e Stoermer em 2000 “é geologicamente real”, isto é, que “o fenómeno possui suficiente escala para poder vir a ser considerado parte da Tabela Cronoestratigráfica Internacional” (dos trinta e cinco membros presente, só um se absteve e os demais votaram favoravelmente esta conclusão); (b) o Antropoceno poderá corresponder a uma nova Época geológica - em vez de uma Idade (unidade de tempo geológico mais breve) ou de uma Era (unidade de tempo geológico mais longa) - (a este respeito, três membros do GTA votaram contra e outros dois abstiveram-se); (c) o início mais provável para o Antropoceno poderá estar em meados do século XX, altura em que se verificou “grande aceleração” nas taxas de erosão e sedimentação, perturbações químicas em grande escala nos ciclos de carbono, nitrogénio, fósforo e outros elementos, alterações climáticas globais significativas e perda significativa de biodiversidade, nomeadamente por extinção de espécies. Todas essas conclusões, claro, aguardam evidências decisivas em suporte das mesmas. Neste caso o GTA busca ainda o chamado estratótipo ou limite estratigráfico global, isto é, marcas deixadas por um fenómeno único em boa parte da geologia terrestre. A caça a esse “golden spike” (literalmente um prego dourado que se espeta numa secção rochosa para assinalar o a fronteira entre dois estratos), como é popularmente conhecido, está aberta e menos de um terço dos membros do GTA aposta que o candidato mais forte é o plutónio dos testes nucleares atmosféricos realizados no início da Guerra Fria, que permanecerá em sedimentos nos próximos cem mil anos decaindo em urânio e depois em chumbo. Na nova ronda de discussão do assunto já agendada para o 36.º Congresso Internacional de Geologia (março de 2020, Nova Deli, Índia) veremos o que o GTA avançará. Até lá permaneceremos na dúvida se somos os senhores da Terra.
Press 2017-11-04
Ethos e Polis O RBI e o futuro do Estado Social Por Roberto Merrill No âmbito de uma colaboração estabelecida entre o Correio do Minho e o Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS) da Universidade do Minho iniciou-se no passado dia 4 de novembro a publicação da rubrica com periodicidade mensal Ethos e Polis. O seu propósito fundamental é o de procurar o diálogo com a sociedade em geral a respeito de temas que suscitam a reflexão política e moral. O primeiro artigo, da autoria do Roberto Merrill, intitula-se “O RBI e o futuro do Estado Social”.
Press 2017-09-01
Artigo de opinião no jornal Diário do Minho pelo investigador CEPS João Ribeiro Mendes.
Interview 2017-03-10
À Luz da Razão - Quando as descobertas científicas e as aplicações tecnologias são mais velozes do que a reflexão sobre as suas consequências... com João Ribeiro Mendes, investigador em filosofia da ciência. | 10 Mar, 2017
Press 2017-02-21
Artigo de opinião no jornal Público pelo investigador CEPS Roberto Merrill.
Interview 2017-01-13
À Luz da Razão 02 - Um programa da Antena 2 em parceria com a Sociedade Portuguesa de Filosofia com realização de Ana Paula Ferreira com João Cardoso Rosas, sobre como decidir em quem votar. | 13 Jan, 2017
Press 2016-02-15
Artigo no jornal Público por Maria João Lopes sobre o porta-voz do movimento Rendimento Básico Incondicional (RBI) em Portugal: Roberto Merrill, investigador CEPS.