Researchers

João Tiago Gouveia

Academic degree:
Mestrado

Professional category:
Investigador (com bolsa)

Research group(s):
Teoria Política

E-mail: joao_gouveia_@hotmail.com

Website(s):
https://uminho.academia.edu/Jo%C3%A3oTiagoGouveia

CiênciaVitae: 6A1D-37E8-3447

Institutional address:

Universidade do Minho
Instituto de Letras e Ciências Humanas
Campus de Gualtar
4710-057 Braga
Portugal

Short bionote:

Doutorando em Filosofia no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, sob orientação do Professor Doutor João Cardoso Rosas e coorientação da Professora Doutora Flávia Noversa Loureiro. Desde o mestrado que tem vindo a desenvolver uma investigação multidisciplinar, recorrendo à filosofia como instrumento e processo de pesquisa, por forma a estabelecer relações teóricas e práticas entre diferentes áreas do saber, designadamente, da criminologia.  Neste sentido, encontra-se a desenvolver o projeto de doutoramento "Criminologia e Justiça Restaurativa: Partindo de um Olhar sobre o Anarquismo", financiado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), cujo principal objetivo é propor uma teoria conceptual da criminologia anarquista.

Research interests:

Anarquismo Social, Política Criminal, Direito Penal, Criminologia Crítica, Criminologia Radical, Criminologia Anarquista, Epistemologia da Criminologia, História da Criminologia, Criminologia da Pacificação, Justiça Restaurativa, Teoria da Ação Comunicativa de Habermas..

Education:

2016 – Mestrado em Crime, Diferença e Desigualdade, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

2012 – Licenciatura em Criminologia, Faculdade de Direito da Universidade Lusíada do Porto.

Publications

Articles

  • Gouveia, J. T. (2021). Justiça Restaurativa em Ambiente Prisional e Outras Questões. Sombras e Luzes - Revista da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais. In Press
  • Gouveia, J. T. (2018).  A Escola Clássica de Criminologia.Lusíada Revista de Direito.(15-16 (2016)), pp. 233-257.
  • Gouveia, J. T. (2017).A Colonização da Democracia pelo Sistema: Partindo de um Olhar Habermasiano. Revista Portuguesa de Filosofia n.º 73, 1, pp. 87-100.